TRANSMUTANDO DOR EM LUTA - Insurgências Feministas Em Goiânia

Documentário, curta-metragem, 28 min, Maio de 2016, um filme de Eduardo Carli de Moraes. 

"Transmutando Dor Em Luta - Insurgência Feministas em Goiânia" busca documentar dois atos cívicos, ocorridos em 22 e 29 de Maio de 2016, que tiveram um vigoroso protagonismo de mulheres que não aceitam adaptar-se ao paradigma de feminilidade "bela, recatada e do lar". 

O contexto sócio-político em que estas manifestações se inserem é o início do governo interino de Michel Temer - que nomeou para seus ministérios apenas homens brancos, velhos e endinheirados. Sente-se claramente nas mulheres que expressaram-se nas ruas, praças e parques de Goiânia um intenso repúdio ao processo de impeachment de Dilma Rousseff pela Câmara dos Deputados, ocorrido em 17 de Abril, e que muitas feministas consideraram como uma iniciativa repleta de misoginia e chefiada por patriarcas plutocratas, muitas vezes abertamente fascistas (como Jair Bolsonaro, cuja apologia ao torturador Ustra ainda estava na memória de todos). 

O filme visa fornecer algumas janelas de acesso a estes agitos democráticos e participativos de uma mulherada que, com coragem e criatividade, vem confrontando o poderio do Patriarcado, denunciando a Cultura do Estupro e demandando uma transformação radical nos nossos enraizados modos de convívio, ainda tão brutais e cruéis em razão da dominação masculina ainda vigente. Palavras de ordem como “machistas, golpistas, não passarão!” e "se cuida, se cuida, se cuida seu machista! América Latina vai ser toda feminista!" deram o tom dos atos. 

Os eventos, que tiveram concentração na Praça Tamandaré, no dia 22, e no Lago das Rosas, no dia 29, também fizeram parte de uma jornada de mobilizações nacionais após um caso que escandalizou o Brasil e gerou muita revolta nos movimentos feministas: o estupro coletivo, perpetrado por 33 homens, contra uma garota, menor de idade, no Rio de Janeiro. Alguns discursos que o documentário registra fazem referência direta ao caso e denunciam a pluralidade de violências que sofrem as mulheres no cotidiano de um país infelizmente marcado por uma banalização da violência de gênero e de um machismo mortífero. É quase impossível não dar razão às insurgentes feministas quando elas afirmam: “o machismo mata todos os dias,  o feminismo nunca matou ninguém.” 

Como lembraram algumas manifestantes, é importante destacar a necessidade de instituir medidas como a lei do feminicídio, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 9 de março de 2015, em um país onde, segundo os dados do Mapa da Violência de 2012, há registro do assassinato de 92.100 mulheres no país entre 1980 e 2010. Em 2010, esse registro foi de 4.465 mulheres assassinadas. Um estudo mais recente do IPEA fala em 5,82 mortes a cada 100 mil mulheres entre 2009 e 2011 – reproduzindo o destaque do relatório, uma média de 5.664 mortes por ano, 472 a cada mês, 15,52 a cada dia, uma a cada hora e meia." (Flávia Biroli em seu artigo "Machismo Mata", Blog da Boitempo: https://blogdaboitempo.com.br/2016/05/27/machismo-mata/)

É um muito bem-vindo sopro de vida e renovação que as mulheres brasileiras estejam se empoderando tanto e articulando esta ‪‎Insurgência Feminista‬ contra o Machistério do golpe, numa “Primavera Feminista” prenunciada por Marchas das Vadias e das Margaridas, e que desagou em um  ‎Junho 2016‬ onde foram escritas páginas notáveis para a história do feminismo no país. Poucos dias após os atos documentados neste curta-metragem, a partir do dia Primeiro de Junho, a insurgência feminista federalizou-se - segundo a mídia Ninja, "cerca de 16 estados realizaram manifestações com o tema “Por Todas Elas” em mais de 50 cidades." (https://ninja.oximity.com/article/Ato-Por-Todas-Elas-leva-milhares-de-mu-1).

Foi em um espírito de muita empatia, entusiasmo e solidariedade por estes movimentos de insurgência feminista que este filme foi realizado. Ele pretende ser um tributo e uma homenagem a todas as mulheres que são belas, libertárias e estão na luta por um mundo melhor.

Rate video 
Activism
Trending Articles
Documentaries about the Israel-Palestine Conflict
Our Library is 99% Free and Always Will Be. Here are Some of Our Favorites.
Trailers
Subscribe for $5/mo to Watch over 50 Patron-Exclusive Films

Become a Patron. Support Films For Action.

For $5 a month, you'll gain access to over 50 patron-exclusive documentaries while keeping us ad-free and financially independent. We need 350 more Patrons to grow our team in 2024.

Subscribe here

Your support helps grow our 6000+ video library, which is 99% free thanks to our patrons!